terça-feira, dezembro 05, 2006

Primeira Análise dos Mapas Conceituais


No primeiro mapa conceitual realizamos um sistema de relações a partir do conceito Vinho, apresentamos dois níveis de relações. Vinho CONTÉM álcool etílico, água, sais minerais, açúcares e vitaminas e PROPORCIONA saúde, traz benefícios, favorece sistema cardiovascular e leva a longevidade. Essas implicações buscam caracterizar as nossas dúvidas e certezas provisórias quanto o conceito de VINHO. Já no segundo mapa conceitual acrescentamos a UVA que contém taninos, flavanóides e resveratrol que subdividimos em mais dois níveis de relações. PERTENCE aos polifenóides e POSSUI ação atimutagênica, antiinflamatória, antioxidante que COMBATE radicais livres que levam ao CÂNCER. No terceiro mapa, acrescentamos o suco e uva que também possui propriedades nutritivas e medicinais. VINHO é alimento, traz benefícios para a longevidade comprovado por médicos cardiologistas. Resveratrol DIMINUI pressão sangüínea, AUMENTA dilatação das artérias, ATENUA climatério, FAVORECE aparelho digestivo.

domingo, dezembro 03, 2006

Piaget na prática!!!
As atividades nos fazem refletir e muito sobre Piaget e sua teoria. Agora, depois das leituras e de realizar as atividades podemos compreender melhor como se dá a aprendizagem construtivista de Piaget. Tudo está ficando mais claro, está sendo prazeroso poder comentar os trabalhos dos colegas, que por sinal estão muito bons. Esta interação e cooperação do curso está superando as nossas espectativas, acreditamos que nesta longa caminhada aprenderemos muito sobre a promoção da aprendizagem.

Conforme o texto sugerido, as principais características do Método Clínico consiste na observação, interrogação, conversação, elaboração de hipóteses, resolução de problemas, interação entre sujeito e objeto. O funcionamento do pensamento da criança se mostra toda vez que ela interage socialmente. Há uma intervenção do investigador usando um interrogatório feito a partir de questões básicas surgidas das hipóteses do examinador e cada resposta dada pela criança leva à formulação novas questões desencadeando uma sucessão de perguntas e respostas, e que dá coerência e unidade ao interrogatório. Seria possível utilizar este método em uma situação de aprendizagem por que facilita a reconstrução do conhecimento, partindo de certezas provisórias e dúvidas temporárias do aluno, tem muito haver com projetos de aprendizagem, no meu ponto de vista, ele está usando o método clínico, porque ele vai interagir e intervir como mediador da aprendizagem, partindo do interesse do aluno, daquilo que ele já sabe, observando, conversando e instigando o aluno a buscar respostas para suas dúvidas e problemas, proporcionando a reconstrução do conhecimento.

É bom ter amigos!


Sorrimos muito quando estamos apaixonados,dançamos, falamos sozinhos,temos o chamado "pique" para trabalhar e estudar.O coração salta nos olhos vivos e imaginamos um futuro brilhante ao lado do ser amado. Mas, um belo dia, acordamos e o sol não brilha mais, o céu acinzentado nos abre a cortina da escuridão, do medo de viver.E as lágrimas rolam,nascidas da nossa desilusão, do sentimento de rejeição. E então, amargurados, odiamos o mundo,as flores, os pássaros, os vizinhos,o trabalho, a noite, o dia... Abraçamos apenas a dor da separação e, no fundo do poço, encontramos todo o nosso potencial de angústia. Alguém quieto, meio sem ser percebido, repetindo palavras corriqueiras, simplórias, tenta nos chamar a atenção e, pacientemente, se coloca ao nosso lado ouvindo o gritar da nossa dor, dela compartilhando conosco, oferecendo-nos um sorriso meio de lado, para não nos agredir. Nos oferece um copo de água, um passeio ao shopping, uma ida ao cinema, uma roupa bonita, um caminhar junto. Meio sem saber, mas sabendo de tudo,coloca-se como estátua ao nosso lado, esperando o momento certo.Estou falando de um sentimentoque poucos nutrem e, por isso, pouco conhecem.Estou falando da amizade, da calma, da paciência,do bem querer, do respeitar, do falar alto sem gritar,do sorrir no chorar, do ouvir, do aceitar,do acreditar de que o amigo é capaz, mesmo quando não consegue andar.Amizade... Queira Deus que possamos, a partir de já,a nos apresentarmos a ela.E assim poderemos, amanhã, apresentá-la a alguém. Quem será?
Beijinhos as minhas amigas do PROA.

Motivação...

Depois de algum tempo, volto e escrever neste espaço para colocar algumas reflexões que tenho feito sobre o andamento do curso. Estou conseguindo realizar todas as atividades dentro dos prazos e minha dedicação tem sido muito maior em relação ao início do curso. Aos poucos fui me envolvendo nos seminários, participando mais ativamente dos fóruns, interagindo e interferindo e agora me sinto mais integrada ao grupo.
Sei que este é o caminho , quebrei algumas barreiras internas, estou me expondo mais e em conseqüência disto estou aprendendo e construindo pouco a pouco meus conhecimentos. Passei por um período de desmotivação e agora depois de tudo superado ganhei novo fôlego. Vou em frente seguindo a caravana pois sozinho não se chega a lugar algum.

Educar é...


Educar é ajudar a compreender a si mesmo, os outros, o mundo. É um processo de dedicação e integração de níveis mais complexos da realidade, aprendendo a encontrar significado para o que está solto, disperso, integrando as dimensões externas e internas, passado e presente, o individual e o social. E também, é um processo de aprender a "desaprender", a deixar de lado o que não nos serve mais, o que não nos ajuda a evoluir". Nesta foto estou num passeio com meus alunos especiais, fomos visitar o Jardim Sensorial na Souza Cruz em Cachoeirinha.