domingo, dezembro 03, 2006

Piaget na prática!!!
As atividades nos fazem refletir e muito sobre Piaget e sua teoria. Agora, depois das leituras e de realizar as atividades podemos compreender melhor como se dá a aprendizagem construtivista de Piaget. Tudo está ficando mais claro, está sendo prazeroso poder comentar os trabalhos dos colegas, que por sinal estão muito bons. Esta interação e cooperação do curso está superando as nossas espectativas, acreditamos que nesta longa caminhada aprenderemos muito sobre a promoção da aprendizagem.

Conforme o texto sugerido, as principais características do Método Clínico consiste na observação, interrogação, conversação, elaboração de hipóteses, resolução de problemas, interação entre sujeito e objeto. O funcionamento do pensamento da criança se mostra toda vez que ela interage socialmente. Há uma intervenção do investigador usando um interrogatório feito a partir de questões básicas surgidas das hipóteses do examinador e cada resposta dada pela criança leva à formulação novas questões desencadeando uma sucessão de perguntas e respostas, e que dá coerência e unidade ao interrogatório. Seria possível utilizar este método em uma situação de aprendizagem por que facilita a reconstrução do conhecimento, partindo de certezas provisórias e dúvidas temporárias do aluno, tem muito haver com projetos de aprendizagem, no meu ponto de vista, ele está usando o método clínico, porque ele vai interagir e intervir como mediador da aprendizagem, partindo do interesse do aluno, daquilo que ele já sabe, observando, conversando e instigando o aluno a buscar respostas para suas dúvidas e problemas, proporcionando a reconstrução do conhecimento.

0 comentários: